Jun 8, 2010

Laura's Cinema I - Splendor in the Grass by Elia Kazan

"Elia's Kazan's dramatic, hyperbolic film with daring and controversial content for its times - sexual repression and neurosis. 
Late 1920's and early 30's at the start of the Depression."


Este também faz parte dos meus filmes. 
Não vejo o cinema que se faz hoje, Hollywood não me interessa mais.
Deixei-o,  quando a marca actors studio se foi,  e deu origem a máquinas de pipocas.
E também ir ao cinema, rodeada de estranhos, sem privacidade, é coisa que não faço. 
Bad lights, to much people and noise.


Vi Splendor in the Grass, a 1ªvez,  na minha infância;  nova demais para o entender. Mas tocou, ficou.
Minha Mãe, "obrigava-me" a ver muita coisa, e hoje, é uma grande herança que me deixou.


Eu dizia: Não Mãmã, não em apetece ver.
Ela dizia: Cala-te e olha, é arte, olha e aprende, mais tarde, entenderás. E assim foi e é.


Mais tarde, na adolescência, foi revisto de olhos arregalados, o coração a bater forte,  e o corpo quente.


Agora, desta vez, já foram muito mais coisas, muito mais.... 
Ainda o achei mais maravilhoso, intenso, denso, divinamente e fortemente interpretado.
Revejo-o  em diferentes idades da minha vida; a percepção, e o meu entendimento da obra mudam. 


E sou viciada em  technicolor ... right, Vegas?


Faço o mesmo com dezenas de outros filmes. E livros.
Uma espécie de masturbação mental. 


Sou solitária nisto. 
"Ninguém" vê os meus filmes. 
Não me importo, sempre fui um doce bichinho do mato, e isso, dá-me prazer. 
Não gosto de pertencer a grupos, mas adoro saber que há mais loucos por aí,  fazendo o mesmo que eu.
E sei que há.


Olá 2 ou 3!!!!    ;)


Também é difícil encontrar alguém que veja Fellini ás 3h da manhã, só pelo prazer de...rever o Navio,  e de seguida, como se não bastasse de strange looks, um Stardust Memories (Woody Allen).
E depois, fico admirada com certos acordares e manhãs surreais.


Agora ando a chafurdar em algumas obras,  e a devorar o superior cinema brasileiro.
Continuarei a vos falar de cinema.






Preconceito, moralidades .... religião, pecado...
E como o amor e a castração sexual, podem levar á loucura.


... Of splendor in the grass, of glory in the flower;
We will grieve not, rather find
Strength in what remains behind .... 


in "Intimations of Immortality"

by William Wordsworth. 1770–1850
Nathalie Wood and Warren Beaty at the premiere...

Para ti, Mãmã

and David Amram composer and conductor with Percy Faith Orchestra




Some splendor in the grass ....


photo by Laura

6 comments:

JCA said...

bem vinda de volta :-)

Helena said...

Obrigada!
Bj

Moon_T said...

Sorri ao ler este teu post.
(e não, não foi pela ultima foto)

Apenas porque acho que tambem tenho uns gostos "diferentes". Quem me conhece tende a usar o adjectivo "estranho" quando fala do meu feito, gostos, etc.
Se bem que penso que todos são originais e tentam sempre ser unicos... uns mais que outros. Não sei se me faço entender.
Anteção que quando falo disto não quer dizer, de todo, que tenha esses teus gostos. Não tenho. Gosto de alguns classicos, mas nem todos, nem tanto como vejo tu gostares.
Mas se me tens acompanhado no meu cantinho tambem hás-de ter reparado alguma coisa sobre mim e tirado as tuas elações.
Custa-me bastante, sim, ver alguns classicos serem "assassinados" pelo novo Holliwood.


Acho é que já estou a abusar nas aspas!...

PS:

"Preconceito, moralidades .... religião, pecado...
E como o amor e a castração sexual, podem levar á loucura"
Amen!

Helena said...

Moon Man,

E eu sorri ao ler este teu coment.
Escrevo para pessoas como tu.
Obrigada por me leres, entenderes; não estou tão só, afinal, há pelo menos, mais um "estranho".
Beijos de lua deste lado do equador
;)

Rounds said...

sensível post. que bom que gosta e admira o cinema brasileiro - tem muita coisa boa por aí.

bj

t3resopolis said...

Os teus blogs sempre me fascinaram.. ( confissão do dia ) calçava as pantufas e vinha aqui.
esta história tem já uns anos
lembrei-me hoje
costumo dizer que o meu tempo não é igual ao dos outros
mas nunca deixo por dizer

sento-me e fico
e
gosto

e vivo.

tua t3